O BEM E O MAL
O BEM E O MAL

Um problema filosófico apenas ? 

Não é nosso prosósito discutir aqui, ou mesmo discorrer,  mais profundamente sobre a filosofia em si. Não há como , porém , chegarmos a uma conclusão a respeito do Bem e do Mal,  sem ao menos tentarmos esclarecer o que se pensa a respeito.

Tenho para mim que o drama  humano existe a partir da pessoa (indivíduo); ou seja , quando o homem resolve o problema intríseco a todo o ser que pensa , nasce , vive e morre , ele encontra a paz almejada por todos . E , para aqueles que como eu crêem em Deus , têm a certeza da vida eterna  em Cristo Jesus , sabem que Jesus é o único caminho para a solução desse drama.

O Ser Pensante . 

Entendo ser impossível falar sobre o ser humano - que pensa e age - sem falar no indivíduo ; ou seja , o ser que individualmente pensa e age. 

Quantas coisas pensamos a agimos segundo o nosso querer. O querer tem uma relação direta com o nosso pensar.  Penso , por isso desejo . Quando desejo , ajo no sentido de realizar o meu desejo . Isto é a realização do meu querer.

Todo ser humano pensa o prazer e os infinitos prazeres , uma coisa e o seu contrário. Mesmo quando o ser não pensa , ele pensa em não pensar. Isto é, o ser humano é um ser pensante , e disso ele não pode olvidar.

Se este ser pensante , tudo quizesse numa imediatez indeterminada , seria o caos. Mas a tendência à ordem que orienta o ser pensante, o leva a uma direção que disciplina e purifica seu pensamento , estimulando uma escolha conforme uma norma reguladora. Quando falamos em norma reguladora, estamos falando  em MORAL .

A  Moral 

Como moral significa presença de norma ou lei,  à qual o objeto de nossa vontade - embora livre - é chamada a conformar-se . Como qualquer reflexão que venhamos fazer, vai nos colocar diante de algo que está além de nossa existência no mundo. Como uma lei exige um legislador , estamos nós colocados diante de um dilema : a existência de Deus.

Para mim não mais um dilema , mas sim uma certeza :  Deus existe. Por isso todo ser humano tem consciência da lei moral;  é bem obedecer , agir em desobediência a ela , é mal não atentarmos para o relacionamento entre os seres humanos, agindo egoisticamente como se o outro não existisse.

O BEM E O MAL
Data:  06/10/2016
Autor:  Pr BENEDITO TOLEDO DE ALMEIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *