UMA SOCIEDADE JUSTA E DEMOCRÁTICA
UMA SOCIEDADE JUSTA E DEMOCRÁTICA

Como construir uma sociedade justa e democrática, quando tudo e qualquer coisa pode ser correto. Não podemos viver no engano que fundamenta este mundo globalizado. Nossa democracia é realmente uma democracia? Não , pois segundo entendo o que deveria ser , não acontece. É até necessário uma redundância para explicitar o que penso sobre democracia. Para mim só existirá democracia, quando for participativa e não representativa. Eis a redundância, " democracia participativa " é a palavra de ordem.

No embalo da representatividade acontece os enganos, a corrupção, o domínio do poder econômico, as injustiças perpetradas e justificadas por vários sofismas jurídicos, etc. etc. etc.

O melhor caminho para uma "democracia participativa" , é o voto distrital puro. Mas isso vai despertar a ira das vestais de plantão que não querem nem pensar no povo e na Nação , lutando desesperadamente para que tudo  continue como está.

Historicamente sabemos que o nosso sistema não foi criado para beneficiar o povo .  Historicamente temos visto o esbulho que se faz da Nação, usando o nome do povo. Isto é um acinte. Encastelados no poder desde sempre, a elite que sempre  nos dominou chega a desafiar as leis, quando para ela não interessa. Quando é chamada a justiça para por ordem na casa, mais uma vez vê-se a vitória de sempre para a desdita de todos. É desanimador este quadro. Entretanto, é preciso  continuar a luta, ainda que seja só pela alegria de tentar.

A mudança tem de ser radical, para isso é necessário o reordenamento da Nação, e para tal - infelizmente - uma nova Constituição. Uma Constituição elaborada com a participação real da sociedade, que deve sim ter uma Assembléia Constituinte Exclusiva, com a participação de todos os segmentos sociais. Que traga em seu texto somente os direitos e deveres de cidadania necessários ao bom andamento da sociedade, tendo com "lei-pétrea" princípios que devem nortear uma sociedade democrática mais justa. Que contemple  com o alijamento do político que deixar de cumprir os dispositivos constitucionais ou tentar burlá-los . O Estado não pode ser fraco diante do forte poder do capital, nem pode - também - ser opressor das boas iniciativas. O Estado começa no município e é esta a visão que o estadista e todos nós devemos ter.

Mudança para uma sociedade mais justa e democrática, deve estar alicerçada no respeito a todo o ser humano como real valor de uma Nação. Há que se respeitar também o meio em que vivemos. Para tanto é necessário uma educação exemplar que se inicie no lar, no fortalecimento da família, pois é aí que se deve cultivar os princípios éticos de um povo em uma Nação. Nada muda se o homem não mudar.

Porém que ética queremos? A de levar vantagem em tudo ? Tudo é válido para se alcançar o resultado? Aquilo que é meu , é meu; aquilo que é teu pode ser meu também? Tudo isso que conhecemos e temos vivido, tem nos encaminhados a todas as violências que testemunhamos.

É preciso sim, mudar o foco de nossa ética, e eu ainda não achei nada melhor do que aquele alicerçado no ensinamento de Cristo : Amar o próximo como a si mesmo.

UMA SOCIEDADE JUSTA E DEMOCRÁTICA
Data:  13--3-2008
Autor:  Benedito Toledo de Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *