O PLANO MATERIAL E O ESPIRITUAL
O PLANO MATERIAL E O ESPIRITUAL

Dado as experiências na minha vida, entendo existir os Planos Material e o Espiritual. O ser humano geralmente tem consciência destes dois planos. Entretanto, por sua racionalidade e teimosia, muitas vezes tenta negar a existência do Plano Espiritual - este não é mensurável conforme as normas científicas ; outros, por desconhecimento colocam muitos deuses e ídolos na esfera espiritual, criando o paganismo. Outros misturam diversas crenças, criando as diversas religiões.

Há uma existência, há um princípio, há um fim.

A existência do universo e a nossa não há como negar. Esta existência exige um princípio. E pela experiência de nossa vida e de nosso viver, sabemos que este existir tem que se fundamentar em um princípio inteligente. Como algo tão maravilhoso como o nosso universo, pode ter vindo a existência sem uma força que o impulsione e o dirija? Como tantos saberes pode advir de saber nenhum? O progresso da humanidade se alicerça na inteligência do ser humano. De onde vem esta inteligência, na sua origem ?

Muito se tem gasto para a comprovação de teorias científicas, no plano material. Porém, muitos também têm pesquisado o plano espiritual. Teorias diversas têm sido elaboradas também nesse plano. Estas teorias apontam sempre para um Ser superior que , no ato de sua vontade, criou céu e terra; ou seja, o universo.

Assim como no plano material há uma força que permite a coesão de todas as coisas, no plano espiritual há uma força que torna o homem coeso consigo mesmo, com o seu semelhante e com o universo. O viver perfeito é o viver em harmonia com tudo isso.Este viver, entretanto, exige um conhecimento para que seja perfeito. O mote délfico que Sócrates fez seu, nunca sairá de sena : Conheça-te a ti mesmo.

O ser humano tem progredido incontestavelmente no caminho do conhecimento das coisas, tem multiplicado as especificidades de tal forma, que torna impossível uma só pessoa conhecer tudo. Cada vez mais a necessidade de especialistas. Cada vez mais, conhecer mais do menos. Assim  neste caminhar científico, não se sabe o limite. Este conhecimento, no entanto, não tem trazido o equilíbrio entre o homem e seu semelhante, entre o homem e a natureza e, sobretudo, entre o homem e sua própria existência.

O poder econômico concentrado nas mãos de poucos, torna o poder de governo um joguete de seus próprios interesses. Criam-se normas imorais que descaradamente protegem uns poucos privilegiados  que detêm o poder econômico ou político. Quando as normas apontam para a justiça da igualdade, a subjetividade do juízo as anulam, tornando-se mais uma vez, uma força a favor o poder econômico. E nesse embate desigual, onde os perdedores são sempre os mesmos, toda a humanidade é infelicitada. E o sofrimento de muitos, torna impossível a felicidade de poucos.

Tudo isso  ocorre porque o ser humano lança o seu olhar apenas no plano material, daí o desequilíbrio. Nada muda se o ser humano não mudar.E o ser humano jamais mudará se não buscar  o equilíbrio do conhecimento entre o plano material e o espiritual.

Muitos, na busca do conhecimento espiritual, têm fracassado pelo enfoque equivocado de buscar no oculto o que já nos foi revelado. A simplicidade da revelação é tanta, que as mentes acostumadas à complexidade do conhecimento científico e filosófico - onde a lógica predomina - não lança o olhar para o verdadeiro Caminho : conhecer é obedecer.

O conhecer a si mesmo é impossível, sem a obediência à revelação de Deus a todos nós. Os ensinamentos de Deus estão revelados de maneira simples e clara na Bíblia Sagrada. Para quem  a lê como um livro espiritual, apesar de também falar sobre a dura existência humana, ela é o encontro com o Espírito para a harmonização de si mesmo. O Espírito Santo em relação direta com o espírito do homem. É o mestre ensinando  o discípulo que , obediente, o segue pelo Caminho que liberta : " Disse-lhe Jesus : Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim...." ; e , " Jesus dizia aos judeus que criam nele : Se vos permanecerdes  na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." ( João 14 . 6 e 8 .31 e 32, respectivamente)

Obediência à Palavra para conhecer . Conhecer para ser liberto. Libertar-se para equilibrar-se. Equilíbrio para uma vida harmônica consigo mesmo, com os seus semelhantes e com a natureza. Uma vida feliz aqui e no porvir.

O PLANO MATERIAL E O ESPIRITUAL
Data:  08-09-2007
Autor:  Benedito Toledo de Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *