SÁBIOS ENSINOS
SÁBIOS ENSINOS

Colocando-me a refletir sobre alguns provérbios da Bíblia, passei a me fixar em um que diz: " O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte." ( Pv 13 . 14 - NVI )

Fixando-me no citado provérbio, comecei a meditar sobre minha vida e vi que a pouca sabedoria que adquiri nos ensinos dos sábios e usei, destruíram uma montanha de tolices que pratiquei em toda a minha vida.

Aprendi a ser fiel a princípios e não a pessoas ou grupos. Verdade é que esta fidelidade a princípios me tem afastado de muitas pessoas e de quase todos os grupos.

A norma ou lei natural que deveria nortear todas as ações das pessoas ou  dos grupos, existe. Negar sua existência não a faz desaparecer, tanto que os enganadores deste planeta - principalmente os políticos - nunca diz publicamente o que venha a ferir estas normas; entretanto , na calada da noite é o que mais fazem: dinheiro nas meias, nas cuecas, corporativismo, não pagamento de precatórios, etc. etc. etc.

Quando a sociedade busca concerto no poder judiciário, a subjetividade tacanha de tacanhas mentes anulam as normas impingindo a todos a vergonhosa prática do servilismo ao poder de plantão (vide censura do Estadão). Quando discutir o mérito torna difícil torcer a verdade, não se discute o mérito e pronto.

Pode uma comunidade viver sem normas? Devemos continuar a dar poder àqueles que após receberem esse poder, colocam-se acima da comunidade que representam?É justo o juiz que julga segundo as conveniências e não segundo as normas?Um presidente assume seu mandato jurando defender a Constituição; em seguida, passa a pregar a mudança desta Carta Maior. É correto?

Vejam quantas dificuldades enfrentam os éticos, os que realmente respeitam o próximo. E os que não somente respeitam, mas também lutam para que esse respeito aos direitos humanos sejam universalizados. Quanto enfrentamento. Quantas derrotas.....

Mas saibam todos os que militam a favor dos direitos humanos, que cada derrota é uma medalha para o valoroso soldado que não teme e não treme ante o poderio da imoralidade legalizada.

Tenho certeza de uma coisa: a prática nefasta desses que são sábios aos seus próprios olhos, é armadilha que leva à morte. E não estou a falar da morte pela qual todos passaremos, e sim da segunda morte conforme ensinamento bíblico.

Ao que parece, muitos se afastam dos ensinos dos sábios e mergulham na armadilha da morte.

SÁBIOS ENSINOS
Data:  14-07-2008
Autor:  Benedito Toledo de Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *